Não é fácil, mas pode ser prazeroso, fazer um time campeão, é uma receita de muito trabalho, dedicação, disciplina, compreensão e muitos outros adjetivos. Claro que unido a tudo é preciso ter um pouco de sorte também.
O Palmeiras tem muita coisa ao seu favor para conquistar as competições a que participa, principalmente a Primo Fernandes.
Mas aí, surge logo alguém com a opinião: "Ganha porque só decide em casa e a arbitragem ajuda". Ouvi muito essa frase, essas palavras, nem sempre na mesma sequência, mas sempre com o mesmo significado.
A questão arbitragem, eu acho que já foi superada, pelo menos com os jogos do Palmeiras, já que até agora não ouvi nessas últimas edições, alguém reclamar que determinado árbitro tenha beneficiado o time de Major Sales, e nas finais, sempre vem arbitragem de fora.
Das três última que o Palmeiras foi a final, em 2009, com Luciano, árbitro da região, o campeão foi Uiraúna, e ninguém questionou a arbitragem perfeita do mesmo.
Em 2010, foi de fora, e o Palmeiras conquistou o bi, contra o São Rafael, e não teve o que falar de arbitragem, o time ganhou de forma incontestável.
Esse ano, contra o Real Madrid, arbitragem de Cajazeiras, e mais uma vez perfeita, até um pênalti aos 2 minutos de bola rolando e mais um cartão amarelo para Deivid jogador do Palmeiras, o juiz com a maior naturalidade.
Superada a questão arbitragem, vamos falar do outro fator, campo.
Realmente, o Palmeiras leva uma grande vantagem jogando no Piozão, está em casa, com o apoio do seu torcedor, embora nessa final, tinha mais torcedor do Real, conhece muito bem o seu campo pois treina nele toda semana.
Mas, seria inteligente, por parte da prefeitura de Major Sales, organizar toda uma competição, e depois levar a final para uma outra cidade? Quanto não se é gasto nessa competição, e depois fazer o encerramento fora, seria justo?
Outras perguntas. As demais cidades tem estrutural para tal evento? As prefeituras bancariam o encerramento, com segurança e toda logística necessária?
Nos bastidores, ficamos sabendo de muitas coisas, é prefeitura que não dar o transporte nem pagam a inscrição porque o presidente da equipe é adversário, muitas vezes os jogos não tem segurança porque a polícia não ao campo, e muitas outras dificuldades que fossemos citar aqui ficaríamos horas.
O Palmeiras, além de todo o apoio que recebe tem a contrapartida dos atletas, pois não adianta ter apoio se não tem vontade e interesse por parte dos jogadores.
É uma equipe amadora, que treina, joga e ouve como profissionais. Cada um na sua, jogadores, por melhor que sejam, escuta treinador, presidente, respeitam uns aos outros.
Claro que nem sempre vão ganhar, muitas das vezes o azarão leva a melhor, não é atoa que das 10 edições que disputou, a equipe de Major Sales venceu só 3, embora tenha chegado a final 7 vezes.
Mas, é isso, a equipe do Palmeiras e a prefeitura de Major Sales, estão no caminho certo, quem trabalha com esporte neste município trabalha o ano todo, diferente do que acontece na grande maioria dos demais.
Algumas equipes também fazem um trabalho interessante, é o caso do Real Madrid que mais uma vez chega a final, não é por sorte, mas a equipe desenvolve um trabalho semelhante a realizado pelo Palmeiras, o Uiraúna também tem seus treinamentos e algumas outras equipes que só treinam na época da competição, mas é preciso mais, é preciso dedicação e também humildade por parte de alguns jogadores.