Coritiba elimina Paysandu e avança
Diante de quase 40 mil pessoas, Coritiba venceu o Paysandu por 1 a 0 e é o primeiro classificado para as quartas de final
Jogadores do Coxa comemoram o gol de Tcheco
Mangueirão com quase 40 mil pessoas não foi suficiente para evitar a eliminação do Paysandu. Na noite desta quinta-feira, o Coritiba não tomou conhecimento do adversário, venceu por 1 a 0 e confirmou vaga nas quartas de final da Copa do Brasil 2012. Tcheco, de falta, fez o gol da vitória.
No jogo de ida, no Couto Pereira, o Coxa havia vencido por 4 a 1. Agora, a equipe espera o vencedor do confronto entre Botafogo e Vitória. O primeiro jogo terminou 1 a 1, no Barradão. Mas antes de pensar na Copa do Brasil, o Coritiba foca suas atenções na decisão do Estadual, que começa neste domingo, contra o Atlético-PR.
O JOGO
Empolgado pela torcida e precisando do resultado, o Paysandu começou melhor e chegou a esboçar uma pressão inicial. Antes dos dez minutos, Yago Pikachu e Vanderson assustaram os visitantes com chutes de fora da área. Pouco depois, o mesmo Pikachu teve oportunidade de abrir o placar, mas acabou desperdiçando.
O Coxa demorou a sair para o jogo. Mesmo assim, a equipe conseguia segurar a pressão do time da casa. Quando atacava, não chegava a levar perigo, mas conseguia manter certo controle da bola, pois jogava com calma e sabia administrar a vantagem conseguida no jogo de ida.
O Papão chegou até a marcar um gol, com Rafael Oliveira, mas o auxiliar marcou impedimento e anulou o que seria o primeiro tento da partida. Ao logo da primeira etapa, a equipe tentava buscar o resultado a todo instante, porém erra muitos passes e esbarra em problemas técnicas.
O lance mais bonito da primeira etapa veio já no último minuto. Éverton Ribeiro pegou a bola na esquerda e driblou cerca de quatro jogadores do Paysandu. Quando entrou na área, foi derrubado. O juiz, no entanto, acabou dando falta e não pênalti. O erro não custou nada, pois Tcheco bateu a fala com perfeição e abriu o placar para o Coxa.
SEGUNDO TEMPO
A segunda etapa começou movimentada, afinal, o Paysandu teria que fazer quatro gols para levar o jogo para os pênatis e cinco para se classificar de forma direta. Logo no início, Harison cobrou falta no travessão do goleiro Vanderlei.
Desesperado pelo resultado, o Papão atacava com muitos jogadores e acabava deixando espaços atrás. Aos dez minutos, Gil cruzou para Anderson Aquino completar para as redes, mas o auxiliar mais uma vez marcou impedimento. Outra vez corretamente.
Conforme o tempo passava, mais o jogo ficava movimentado. As duas equipes tinham chance de marcar, mas desperdiçavam a todo instante. O time da casa até chegava mais vezes, porém, quando chegava no campo de ataque não encontrava facilidade para passar pela defesa do Coxa.
Esse enredo se manteve até o fim. Chances de gols para os dois lados e erros ou boas defesas dos goleiros. Anderson Aquino, por exemplo, chegou a ter algumas chances, mas perdeu. No fim, mesmo diante de um Mangueirão lotado, quem comemorou foi o Coritiba, o primeiro classificado para as quartas de final da Copa do Brasil 2012.
FICHA TÉCNICA
PAYSANDU 0X1 CORITIBA
Local: Mangueirão, em Belém (PA)
Data/Hora: 03/05, às 19h30
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Auxiliares: Thiago Gomes Brigido (CE) e Gean Carlos Menezes de Oliveira (RR)
Cartões Amarelos: Harison, Yago Pikachu, Douglas, Rafael Oliveira (Paysandu); Lucas Mendes, Éverton Ribeiro, Demerson (Coritiba)
Paysandu: Ronaldo; Yago Pikachu, Douglas, Thiago Costa, Jairinho; Billy, Vanderson (Anderson Aquino), Harison (Kariri), Djalma (Helinton); Thiago Potiguar, Rafael Oliveira - Técnico: Lecheva
Coritiba: Vanderlei; Jonas, Demerson, Emerson, Lucas Mendes (Eltinho); Júnior Urso, Sérgio Manoel, Tcheco (Luccas Claro), Éverton Ribeiro; Roberto (Renan Oliveira), Anderson Aquino - Técnico: Marcelo Oliveira