Site oficial do esporte| Members area : Register | Sign in

Consciente, Fabuloso é peça fundamental para não ter mais lesões

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Share this history on :

Para deixar Luis Fabiano livre dos problemas físicos, comissão técnica faz preparação especial para o atacante


Luis Fabiano - Treino do São Paulo (Foto: Ale Cabral)
Das 51 partidas do São Paulo no ano, Luis Fabiano perdeu 24. Dessas, 20 foram por lesão. No domingo, contra o Corinthians, retornou após quase um mês no departamento médico. Os problemas têm irritado o atacante, que traça como objetivo imediato obter uma sequência sem nenhuma baixa.

Para isso, Fabuloso mudou. Com 31 anos, hoje tem a consciência de que ficar fora de uma partida ou de um treino no campo pode ser benéfico. Entende que é melhor ser poupado de um ao invés de em dois, três, ou até nove jogos, como foi no início da temporada, ficar lesionado. A reportagem do LANCENET!, depois de o camisa 9 afirmar que precisava de um trabalho específico, ouviu profissionais do departamento médico do clube. Na tarde desta segunda-feira, estava prevista uma reunião para traçar o planejamento.
Consenso na comissão técnica é que Luis Fabiano refletiu que não é mais um garoto. Ele também viu que seu histórico (oito anos de Europa e quase um ano em recuperação de lesão) o faz um atleta que necessita de atenção especial. Não se trata só de ficar fora de um jogo ou outro, mas também ser poupado de treino, não fazer viagens tão longas, realizar recuperação pós-jogo, reforço muscular e até pedir para sair de confrontos para evitar desgaste. Este ano, dos 27 compromissos disputados, ficou 90 minutos em 20. Por opção, só foi substituído em três.
Sem lesões, Fabuloso vai fazer a alegria do pessoal do Reffis. Apesar de querido, quando não tem condições de jogo, fica “chato”. Fala palavrões, gesticula, reclama, mas cumpre à risca tudo que é passado. O pessoal trabalha pesado para se “livrar” o mais rápido possível dele. Assim, não o aguenta no dia a dia e o vê feliz com os gols no gramado.
Ao mesmo tempo que tem necessidade de aparecer, mostrar que está recuperado e de fazer gols, o camisa 9, no momento, mostra maturidade para cuidar do próprio corpo.
– É importante dizer como se sente e respeitar os limites. É necessário entender o corpo, que não é mais o mesmo de antigamente – explicou o fisioterapeuta Ricardo Sasaki.
Até agora, a maior sequência do atacante foram sete jogos seguidos. Hoje, mais consciente e com um plano específico, espera embalar.
Com a palavra, Zé Mário Campeiz, preparador físico:
"Nós já temos coisas prontas para ele e vamos colocar em prática. Vamos conversar com toda a comissão para traçar um trabalho bem específico.
Temos cuidado com todos os atletas e com o Luis Fabiano não é diferente. Ele vem com alguns problemas musculares e precisamos ter atenção neste aspecto. Precisa ter um período maior para reforçar a musculatura e ter mais condições de jogo, já que tem histórico de lesões e temos jogado muitas vezes.
Luis ficou muito tempo parado, teve uma cirurgia complicada e isso é um agravante. É um atleta forte, com a musculatura explosiva e que precisa ter isso respeitado."
Com a palavra, Ricardo Sasaki, fisioterapeuta do clube:
"É um trabalho feito por toda a comissão técnica e que depende do tempo que vamos ter com ele. Além disso, vai muito do atleta, que passa para nós como está se sentindo e em cima disso definimos juntos o que será realizado. O jogador é importante nessa hora. De acordo com a programação, é definido se ele vem para a fisioterapia ou se vai mais para o campo.
Luis ficou um bom tempo parado pela lesão e depois voltou. Isso não é tranquilo, porque não jogava direto lá na Europa e depois teve o problema físico. Lá na Europa não jogam tanto quanto aqui no Brasil, o que para ele é outro fator diferente. Além disso, já está com 31 anos."

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br
Thank you for visited me, Have a question ? Contact on : youremail@gmail.com.
Please leave your comment below. Thank you and hope you enjoyed...

0 comentários:

Postar um comentário