Site oficial do esporte| Members area : Register | Sign in

Clássicos pelo Brasil geram preocupação extra

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Share this history on :

Autoridades trabalham para evitar problemas nos dérbis fora do eixo Rio-São Pulo do fim de semana. LNET! mostra os detalhes


O fim de semana de clássicos regionais no Campeonato Brasileiro gera preocupação extra no quesito de segurança nos três dérbis fora do eixo Rio-São Paulo: Cruzeiro x Atlético-MG, Internacional x Grêmio e Sport x Náutico. Tudo para que não ocorram incidentes como a morte de um vascaíno antes do clássico entre Flamengo e Vasco, no último domingo.
Em Minas Gerais, a decisão mais radical. Uma reunião na tarde da última terça-feira definiu que apenas torcedores do Cruzeiro – o mandante – poderão comparecer na Arena Independência, algo que já acontecia quando o clássico era realizado em Sete Lagoas, na Arena do Jacaré. A PM – mesmo colocando mil profissionais – disse não garantir a segurança para duas torcidas.
No Rio Grande do Sul, a preocupação maior gira no entorno do Beira-Rio, palco do Gre-Nal e que está em obras para a Copa de 2014. Como somente o anel superior do estádio está aberto, apenas 18.314 torcedores estarão presentes. Destes, a tendência é por 750 gremistas – menos que os 10% previsto.
O Grêmio deseja um aumento no número de torcedores e, segundo a Brigada Militar, tudo depende de um acordo entre os clubes.
– O Inter é que tem o poder de definir a capacidade para a torcida visitante. 750 ou mil é praticamente a mesma coisa. Não teríamos problemas para dar segurança com esse número – disse o Coronel Alfeu Freitas da Brigada Militar ao LANCENET!.
Nesta quinta-feira ocorrerá uma reunião que definirá o esquema de segurança para o clássico gaúcho.
Em Pernambuco, o duelo Sport e Náutico, na Ilha do Retiro, pode ter até sete mil torcedores do time visitante. Com isso, a segurança será reforçada: 750 policiais (50% maior do que ocorre normalmente).
– Em um jogo deste porte, considerado de alto risco, nós reforçamos a segurança. Fazemos policiamento preventivo na área externa do estádio e antes do jogo, sobretudo nos locais de encontro das torcidas – disse Ailton Alfredo, presidente do Juizado Especial do Torcedor do Estado de Pernambuco, ao LNET!.
Como as autoridades estão se preparando para os clássicos
Internacional x Grêmio - Beira-Rio
Colorados serão grande maioria no Beira-Rio (Foto: Ricardo Rímoli)
Divisão das torcidas
O Grêmio, até o momento, terá apenas 750 ingressos para o clássico (menos do que os 10% de praxe). Já o Inter, 17.564.
Policiamento
A tendência é pela presença de 500 policiais, o que pode aumentar com a reunião que ocorrerá amanhã. O contingente se dividirá entre dentro do Beira-Rio e nas áreas próximas.
Planejamento
A torcida do Grêmio será escoltada pela Brigada Militar na entrada e saída do Beira-Rio e não terá qualquer tipo de contato com os colorados no trajeto.
Último jogo
As confusões recentes são entre as próprias torcidas. O esquema em clássicos tem sido eficaz.
Cruzeiro x Atlético-MG - Arena Independência
Apenas cruzeirenses estarão presentes no clássico mineiro (Foto: Ramon Bitencort)
Divisão das torcidas
Apenas cruzeirenses estarão presentes no Independência. A Polícia Militar de Minas Gerais alegou que não poderia garantir a segurança das duas torcidas – a localização do estádio, em uma área residencial, não ajuda.
Policiamento
O contingente será de mil policiais.
Planejamento
Os policiais destacados para o jogo trabalharão para evitar que torcedores do Atlético tentem ingressar no Independência.
Último jogo
Em duelo válido pelo Campeonato Estadual deste ano, que teve apenas a torcida do Atlético, a PM resgatou dois cruzeirenses que se infiltraram na torcida do Galo.
Sport x Náutico - Ilha do Retiro
Torcida do Sport terá direito a 80% dos ingressos no clássico (Foto: Aldo Carneiro)
Divisão das torcidas
A torcida do Náutico terá direito a 20% dos ingressos (cerca de sete mil). A venda começa nesta quinta.
Policiamento
A polícia será dividida entre batalhão de choque (dentro do estádio), cavalaria (arredores do estádio) e motos fazendo ronda em locais que há confusões – serão cerca de 750 policiais.
Planejamento
A torcida organizada do Náutico será escoltada dos Aflitos até a Ilha do Retiro. A entrada ao estádio será por uma rua isolada e a saída apenas 30 minutos depois do término do jogo.
Último jogo
A última partida entre as equipes, pela semifinal do Estadual, não teve relato de confusão.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br
Thank you for visited me, Have a question ? Contact on : youremail@gmail.com.
Please leave your comment below. Thank you and hope you enjoyed...

0 comentários:

Postar um comentário