Confeccionada pela escultora Nadja Venezian (norte-americana radicada no Brasil há 30 anos) a partir de fotografias e vídeos, a obra tem uma marca característica de Sócrates: o punho direito cerrado e para o alto, como ele fazia nas comemorações de gol. Pelo Corinthians, foram 172 em 298 jogos disputados.
Responsável por colocar o projeto em pauta junto à diretoria, logo no início de sua gestão, Gobbi fez discurso emocionado. O mandatário disse que o "Doutor", que chegou ao Corinthians em 1978 e fez sua última partida em 1984, é até hoje seu maior ídolo no futebol.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
"Foi o maior que vi jogar na minha vida, o mais inteligente de todos os jogadores. Chegou um momento em que eu já não ia mais ver os jogos do Corinthians, mas sim a obra de arte do Sócrates. Com inteligência e os recursos que tinha, ele supria a carência de preparação física, pois não teve base por cursar medicina", disse.A peça foi desvelada pela viúva do ex-jogador e pelo presidente do Corinthians, Mário Gobbi, neste sábado
BUSTO FOI REFEITO CINCO VEZES |
Procurada pelo Corinthians após ter sido encontrada na Internet, Nadja Venazian disse que o busto de Sócrates foi seu principal trabalho até hoje. Para chegar ao modelo final, ela refez cinco vezes as feições do ex-jogador. "Não tinha ideia da grandeza do Sócrates. Mas até os taxistas nos Estados Unidos o conheciam", comentou a artista, que é formada em psicologia, mas não seguiu carreira. |
A escultura leva abaixo uma placa com frase de autoria do próprio Sócrates, em que ele define o Corinthians. "Aqui, japoneses, árabes, mongóis, siberianos, italianos, bolivianos – além dos nordestinos – e até os originários de estados rivais se irmanam, dão-se as mãos, sofrem em comunhão", diz trecho do texto.
Foram ao evento cerca de 150 pessoas, muitas delas com a camisa 8 de Sócrates. Os ex-jogadores Wladimir e Basílio também compareceram à homenagem. Ao final da celebração religiosa, os torcedores entoaram cantos para o "Doutor" e o hino do Corinthians.
0 comentários:
Postar um comentário